Domingo, 11 de Abril de 2021

07 Abr
Bugio encontrado morto
A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que um macaco da espécie Bugio foi encontrado morto na RS 434, Fazenda Pedreira, na manhã de ontem terça feira dia 06 de abril. Após aviso à secretaria de saúde, foram realizadas as primeiras ações e pela parte da tarde o biólogo da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde coletou amostras do animal para realização de exames. Estes por sua vez, mostrarão se o primata estava ou não infectado com o vírus da febre amarela.

É importante que a população informe imediatamente à secretaria de saúde através do telefone 54 33461406 ao encontrar bugios mortos na localidade, para que eles possam ser examinados.

É importante lembrar que os macacos não transmitem a febre amarela, eles são vítimas da doença, assim como os humanos. A febre amarela é transmitida apenas pela picada do mosquito infectado. Matar macacos é crime ambiental e prejudica o controle da doença, já que ao contraírem o vírus, servem de alerta para a presença da doença no local.