Imagem 1 Imagem 2
INICIAL   |   CONTATO
Domingo, 17 de Outubro de 2021
Você está em:

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Foto Notícias
27 Abr
Febre Amarela confirmada em primata
CIRÍACO CONFIRMA FEBRE AMARELA EM PRIMATA!
Secretaria Municipal da Saúde de Ciríaco informa que houve a confirmação de Febre Amarela em um primata em nosso município. A vigilância epidemiológica recebeu nesta segunda-feira (26/04), o resultado da amostra coletada no dia 06 de abril, atestando que o macaco da espécie Bugio encontrado morto na localidade de Fazenda Pedreira teve a morte causada por Febre Amarela.

O vírus da Febre Amarela é transmitido por mosquitos dos gêneros Sabethes e Haemagogus, são mosquitos diurnos que vivem em ambiente de mata nativa. Como costumam viver nas copas das árvores, onde também estão os macacos, acabam se alimentando do sangue dos primatas e os contaminando.

É importante destacar que o bugio não transmite a doença aos humanos, e sim os mosquitos que ficam em matas nativas.

A única forma de prevenção é por meio da VACINAÇÃO. Pessoas acima de 9 meses de idade devem se imunizar. A Secretaria da Saúde comunica que a vacinação é realizada nas SEXTAS-FEIRAS na Unidade de Saúde. Com isso, solicitamos aos cidadãos que não possuem nem uma dose de vacina que compareçam ao posto de saúde para realizar a vacinação.

A maior incidência da doença acontece entre os meses de janeiro e abril, período das chuvas. Nessa época, há um aumento da quantidade do mosquito transmissor.
Os sintomas, em geral, surgem até 6 dias após a picada pelo mosquito infectado. A pessoa pode apresentar febre alta (maior que 37,8 ºC) e de início súbito, mal estar, dor de cabeça, dor muscular, calafrios e icterícia (coloração amarela da pele e olhos). Podem surgir também náuseas, vômitos e diarréia.

Quem encontrar macacos mortos na região, deve entrar em contato imediatamente com a Secretaria da Saúde pelo número (54) 33461406.
Portal da Tranparência Licitacon
Arquivos Diversos
Leis Municipais
Links
Nota Fiscal Eletrônica
CND Municipal
Perguntas e Respostas Ouvidoria Nota Fiscal Gaúcha Educação Fiscal

Prefeitura Municipal de Ciríaco
Av. 19 de Maio, nº 537 - Bairro Centro
Ciríaco - Rio Grande do Sul
CEP: 99970-000
CNPJ do Município: 88.202.437/0001-59
Fone:
(54) 3346.1166
E-mail:
gabinete@pmciriaco.com.br
Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta das 7:00h às 13:00h